Quinto bloco irá abordar a Teoria de Dow.

Como surgiu?
Charles Dow, colunista do Wall Street Journal, desenvolveu uma teoria que impacta até hoje a análise técnica de ações.
A formulação da teoria foi em 1884, e foi dividida em 6 pontos importantes e devem ser observados por todos os investidores de renda variável.
Os Preços descontam tudo ou os índices descontam tudo.
Segundo vários estudiosos sobre o assunto, o mercado ajusta tudo! Assim, a representação dos acontecimentos como crises financeiras, catástrofes, mudanças políticas e outros. São rapidamente ajustados por ele e seus índices. Aqui, que o investidor deve tomar o cuidado, pois, quando uma grande matéria é veiculada no jornal e destaca altas ou baixas de ações, o fato já ocorreu! O mercado move-se e ajusta-se mais rapidamente que as notícias, cabe aos investidores cautela.
Observe agora a notícia do jornal valor econômico no dia 03/08/2018.

Observe que no gráfico no dia 03/08/2018, dia da veiculação da notícia o papel apresentou queda em seu preço, durante e após o pregão.

Olhe atentamente a barra de volume e observe que o mercado já havia se ajustado para o fato da descoberta que foi anunciada posteriormente.
O ponto ideal de compra do papel seria no dia 14/06/2018 e venda no dia 03/08/2018 - crescimento de 139,27%, após essa data há uma queda no preço devido ao ajuste.
A falha da operação ocorre aos investidores que entram depois da veiculação, e no caso experimentaram uma perda de -85,31% do valor da ação e logo após, um período de incertezas confirmado pelo movimento lateral do gráfico.
Aos investidores atentos permitiu a sua entra e saída do papel e lucros consistentes.
No próximo paper iremos abordar os aspectos da teoria quanto as tendências de mercado, abaixo recomendamos sugestões de leitura.
Referências
PIAZZA, Marcelo. O melhor da análise técnica de ações. Saraiva
https://www.bussoladoinvestidor.com.br/teoria-de-dow/?utm_source=abc
Comments