Quais as principais características, vantagens e riscos envolvidos.
A melhor maneira de diversificar seus investimentos!
Aos investidores que não tem tempo, conhecimento e recursos para investir em softwares para gestão de recursos e análise de risco.
Apresento a vocês um investimento capaz de fazer isso, e lhe apresentar um resultado melhor que o da renda fixa tradicional.
A ideia é investir em condomínio ou em grupo, você e outros investidores aportam valores, e estes são utilizados para compra de ativos no mercado, sendo totalmente gerenciados por um profissional habilitado e devidamente registrado na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, órgão responsável pela fiscalização e regulamentação desta modalidade.
Vantagens
Como mencionado, a diversificação é um modelo eficaz na redução de risco de uma carteira, a ideia surge com a Teoria de Markowitz responsável por apresentar o conceito de fronteira eficiente.
A chave para essa estratégia é nunca colocar todos os ovos na mesma cesta, ou, todos os recursos em uma mesma instituição e no mesmo ativo.
Aqui, surge um dos maiores erros de se investir por conta e com pouco capital, a concentração pode demasiada e prejudicial a liquidez das operações, além de aumentar o risco de exposição!
Como isso acontece? A partir do momento que as aplicações passam a ter um período longo de carência, ou quando investidor concentra todo seu patrimônio em apenas um investimento ou dois ou em uma única instituição.
Observe os exemplos:
Senhor José tem 270 mil aplicados na poupança e não aplica parte desse recurso em outros investimentos por acreditar que este é o mais seguro de todos!
Aqui o problema é! Não perceber que a poupança tem um limite de proteção - FGC de até 250 mil por CPF, e em caso de quebra da instituição pode perder 20 mil. Outra, falha é a remuneração. Por ser o investimento de menor rendimento em relação aos demais da renda fixa, mesmo a isenção de Imposto de Renda, não permite ganhos maiores de um CDB, uma LCI ou uma Debênture.
Vou investir todo meu capital em um investimento de renda variável, porque ações rende mais!
Sem dúvidas ações podem apresentar ganhos bem maiores que os da renda fixa, mas temos que ser honestos e pensar que podemos precisar de recursos para o curto prazo, para concertar um encanamento que estoura ou o carro em pane. O investidor que se predispõem em concentrar todo seu capital em ações, deve tomar o cuidado com a necessidade deste para saldar operações do dia a dia. O ideal é ter um capital de reserva separado em uma aplicação de renda fixa para essas emergências para não sacrificar os recursos em renda variável.
Vou investir tudo em Forex, biticoins, Unick que apresenta um alto ganho diário, melhor que os investimentos em bancos e corretoras!
O problema é justamente isso! Não existe investimentos com altos ganhos e com pouco risco! Investimentos de grande remuneração vem acompanhados de muito risco. E você pode ficar um bom tempo sem liquidez das operações. E como é uma prática não autorizada pela CVM, podes inclusive perder recursos pelo bloqueio de transferência e fechamento dos escritórios por parte da autarquia e da polícia civil e federal, como já ocorrem.
Desvantagens
O fundo de investimento não apresenta garantias e nem FGC, isso o torna um investimento arriscado? Isso, depende do rating dos ativos que compõem sua carteira, se o gestor compra ativos de rating AAA, AA e A, o risco é muito menor e apresentam uma segurança. O fato é! O investidor deve ficar atendo aos ativos comprados pelos fundos de investimentos para medir o grau de risco e tudo pode ser consultado pelo site da CVM. Ou, ler atentamente o regulamento e o prospecto, estes são os guias do investidor e são indispensáveis!
Avaliar o rating dos administradores dos fundos e gestores também é interessante na hora de investir, e passa credibilidade a operação.
Agradeço a leitura e ficamos por aqui, em breve teremos outros para dar continuidade a este assunto tão interessante!
Comments